Notícias

Fibrenamics Green no ‘Mais Economia Menos Plástico’


A Fibrenamics Green participou esta quinta-feira, 13 de dezembro, no evento ‘Mais Economia Menos Plástico’ promovido pela Biorumo em parceria com a Lipor. 

A sessão resultou num debate sobre economia circular e reciclagem com foco no plástico onde Raul Fangueiro, Professor na Universidade do Minho e Coordenador na Plataforma Internacional Fibrenamics, e o Professor Fernão Magalhães da Universidade do Porto foram os oradores convidados. 

Para Fernão Magalhães algumas das soluções encontradas na chamada “guerra contra o plástico” como o biopolímero ou o banimento das palhinhas de plástico não irão resolver o problema que ganhou a atenção do público nos últimos dois anos. Segundo o docente, a solução está na reciclagem e na redução de consumo já que cerca de 60% do plástico advém de embalagens. 

Raul Fangueiro destacou casos empíricos de resíduos industriais que se tornaram novos materiais. “Identificamos um entrave na transformação de resíduos em novos produtos inovadores. Muitas vezes quem produz o resíduo não está em condição de valorizá-lo. A Fibrenamics Green processou os resíduos através da utilização do design e engenharia e apresentou-o a empresas parceiras que têm interesse na utilização desse subproduto.”

O coordenador da Fibrenamics apresentou ainda o modelo de funcionamento de uma cadeia de economia circular e como o conhecimento técnico-científico aliado ao design, engenharia e marketing podem gerar produtos inovadores e de alto valor acrescentado a partir de resíduos industriais de variados ramos produtivos. Com o projeto Fibrenamics Green foi validada esta sinergia entre empresas e também o interesse por parte da indústria em geral em fazer a valorização dos resíduos e integrar a cadeia da economia circular.

No final, o evento resultou num debate sobre o que há de mais atual na tecnologia de reciclagem dos plásticos, além de novas ideias sobre como lidamos com os resíduos.