As lesões desportivas são um drama que acompanha constantemente treinadores e atletas, assombrando a prática desportiva e provocando custos a diferentes níveis. Tendo em consideração os tipos de lesões mais frequentes em atletas de alta competição, assim como o estudo da anatomia e fisiologia do pé, a Fibrenamics e a Barcelcom acharam pertinente desenvolver uma tecnologia que permitisse o conforto, prevenção e recuperação perante uma situação de lesão.
O projeto Electrosocks teve como objetivo a criação de um portefólio de protótipos personalizados e multifuncionais para a área da saúde e bem-estar, em particular para atletas de alta competição. Este desenvolvimento foi dividido em três conceitos: Conforto, Forças direcionadas e Electroestimulação, que foram posteriormente trabalhados individualmente, mas, após a sua otimização, foram cruzados entre si, dando-lhes multifuncionalidade. Esta característica é importante para prevenir e/ou auxiliar a recuperação de lesões no âmbito desportivo, tais como entorses, contraturas musculares, tendinites do calcanhar de Aquiles, estiramentos, entre outras. Os protótipos desenvolvidos combinaram, de forma estruturada, materiais e estruturas funcionais, permitindo compressão e electroestimulação em zonas bem definidas em função da zona afetada (tornozelo, planta do pé, perna), promovendo o retorno das correntes sanguíneas e, simultaneamente, incrementando a estimulação muscular como forma de acelerar a recuperação. Para além das funcionalidades ligadas ao conforto, como termorregulação e gestão de humidade, os protótipos incluem electroestimulação em pontos definidos, como forma de melhorar a circulação sanguínea de maneira a evitar o aparecimento de edemas e de dor e como forma de prevenção de todos os sintomas indicados associados às patologias em questão. Neste âmbito, foi desenvolvido um protótipo para cada área do corpo mencionada.
Segundo Gaspar Sousa Coutinho, CEO da Barcelcom, “dada a nossa experiência no mercado da recuperação de pequenas lesões, sobretudo em atletas de alta competição onde já tínhamos uma tecnologia de elevado potencial, a recuperação muscular através da Electroestimulação “encaixou-se” perfeitamente como tecnologia complementar”. A Barcelcom havia já desenvolvido uma tecnologia BB-Vein com base na libertação gradual de um anti-inflamatório que trata as inflamações resultantes de pequenas lesões, como por exemplo entorses e/ou inflamações nos ligamentos, com a qual têm obtido excelentes resultados. A electroestimulação está indicada sobretudo para a rápida recuperação muscular após estados prolongados de inatividade física, por exemplo após fraturas. “Assim ambas as tecnologias apresentam uma complementaridade muito interessante e com elevado potencial”, salienta Gaspar Sousa Coutinho.