As Fibras do Futuro

3rd International Conference on Natural Fibers – ICNF 2017

Vigilância Tecnologica

A Fibrenamics organizou, nos passados dias 21, 22 e 23 de junho, a terceira edição da ICNF – International Conference on Natural Fibers. Este evento internacional teve lugar no Hotel Meliá, em Braga, e foi um grande sucesso.

Advanced Materials for a Greener World foi o tema que deu o mote a esta edição da ICNF que contou com mais de 250 participantes oriundos de 40 países diferentes.

3 dias de fibra bem natural

No dia 20 de junho, os participantes e convidados da ICNF foram recebidos no jardim da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, onde puderam usufruir de um momento de networking, acompanhado com música ambiente.

O primeiro dia da ICNF (21 de junho) foi marcado pela sessão inaugural da conferência, que contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho, António Cunha, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do coordenador da Fibrenamics, Raul Fangueiro.

Após esta sessão, a conferência organizou-se sempre da mesma forma: a primeira sessão da manhã era dedicada a uma “keynote session”, onde um orador convidado dispunha de trinta minutos para abordar questões de interesse relacionadas com a temática do evento. Após estes momentos, os participantes dividiam-se por três salas distintas, de forma a assistirem às sessões paralelas.

No final de cada dia todos os participantes tiveram a oportunidade de usufruir de um programa social. No dia 21 este programa consistiu numa visita guiada até ao Bom Jesus, um dos ex-libris da cidade de Braga. O jantar de gala da conferência decorreu no dia 22 também no Bom Jesus. Nesse jantar, toda a gente teve a oportunidade de usufruir de um momento de descontração onde a música e a boa disposição foram as rainhas da noite. Por fim, na tarde do dia 23 a proposta social consistiu num citytour pela cidade de Braga, acompanhado pelos festejos do S. João.

Natural Fibrenamics Green Award Project

Para além das salas onde decorriam as sessões paralelas, o projeto Fibrenamics Green teve direito a uma sala com nome próprio onde decorreram as exposições dos protótipos a concurso para o Natural Fibrenamics Green Award Project.

Ao longo dos três dias, empresas e investigadores puderam expor e dar a conhecer os seus projetos que foram, posteriormente, avaliados por um júri internacional constituído por especialistas de renome da área das fibras naturais.

O vencedor do concurso foi o projeto Smart-Bed, promovido pela empresa LASA. Nas palavras dos responsáveis pelo projeto, este momento foi de extrema importância na medida em que “foi muito importante perceber que as pessoas percebem e reconhecem o nosso trabalho”.

O nascimento da World Association of Natural Fibers Research

Um dos principais pontos a salientar desta ICNF está relacionado com a criação de um grupo de networking de excelência na área das fibras naturais, que, segundo Raul Fangueiro, será uma estrutura de extrema importância na criação de sinergias entre investigadores de todo o mundo nesta área e que “permitirá a transferência de conhecimento da área científica para o mercado sob a forma de produtos inovadores”.

Durante a ICNF, a comunidade científica de excelência da área das fibras naturais decidiu, por unanimidade, levar avante a criação da World Association of Natural Fibers Research (Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais).

Esta associação pretende, assim, colmatar algumas necessidades existentes no que respeita à transferência de conhecimento dos centros de investigação para o mercado, à articulação e trabalho colaborativo entres outras organizações do setor das fibras naturais e ao facto de não existir nenhuma associação que integre todas as partes interessadas na investigação em fibras naturais, desde a criação de conhecimento até à geração e comercialização de produtos inovadores;

A World Association of Natural Fibers Research será, neste sentido, uma associação de pessoas (investigadores, técnicos, empresários), institutos (centros de investigação, universidades, centros tecnológicos), empresas e outras associações que visa contribuir para o avanço do conhecimento científico e técnico em fibras naturais e áreas afins. Para tal, estão já associados a ela mais de 15 países diferentes, desde a Argentina até à Austrália, passando pela África do Sul e Japão, todos eles com o propósito de promover diferentes atividades de disseminação de conhecimento de excelência na área das fibras naturais.

A constituição oficial desta associação dar-se-á até final de 2017, segundo um planeamento aprovado pelos membros fundadores, sendo que, no próximo mês de outubro, Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics e mentor desta iniciativa, irá participar na sexta edição da International Conference on Innovative Natural Fibre Composites for Industrial Applications, que irá decorrer de 4 a 7 de outubro, em Roma, Itália, onde dará a conhecer publicamente os objetivos e a missão da World Association of Natural Fibers Research, procurando alargar o leque de parceiros associados.

Um balanço extremamente positivo

Tal como referido anteriormente, a ICNF 2017 foi um grande sucesso. Desde oradores, passando por expositores, até aos participantes e aos organizadores, a opinião foi unânime: a ICNF foi um evento de muita qualidade.

Joana Curto, docente na Universidade da Beira Interior, afirmou que a conferência foi muito interessante. “Os tópicos de investigação são muito amplos e profundamente analisados pelos melhores investigadores da área. É muito importante para a ciência e para os investigadores ter a oportunidade de trocar ideias, aprender mais, discutir isso pessoalmente. A conferência foi excelente”, referiu ainda.

Por sua vez, Anett Kondor da Surface Measurement Systems, participante e expositora, mencionou que, apesar de ser a sua primeira participação, adorou a conferência. “Eu gostei muito da organização e de todas as sessões. Adorei os programas sociais”, acrescenta ainda.

Claudia A. Echeverria da Universidade de New South Wales considerou a ICNF “soberba”. Além de ter assistido às diversas sessões da conferência, Claudia foi uma das participantes do Natural Fibrenamics Green Award Project. “Gostava que a conferência tivesse uma duração maior. Um dia mais e seria fenomenal”, garante a investigadora.

Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics e chair do evento, mostrou-se muito satisfeito com o resultado desta terceira edição da ICNF, “foi uma conferência de sucesso, quer do ponto de vista científico, quer no que diz respeito ao networking gerado”.

Para 2019, espera-se a organização da quarta edição da ICNF. O local ainda não está decidido, no entanto existem já diversas manifestações de interesse de vários parceiros internacionais para receberem a organização da ICNF2019.

ARTIGOS
Mensagem Editorial

Raul Fangueiro – Coordenador da Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho

Artigo de Opinião

Nuno Belino, Docente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior (UBI)

Parceiros Fibrenamics

Instituto de Fibras Naturais e Plantas Medicinais

NIDYARN
Projetos com Fibra

NIDYARN – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho

Bruno Pacheco

Fibrenamics Azores

Entrevista a Bruno Pacheco – Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Fibrenamics Green

Green Think Tank, um novo espaço de criatividade em rede