Universidade – Empresa: inovação em rede

Mensagem Editorial

Raul Fangueiro | Coordenador da Plataforma Fibrenamics –  Agosto e setembro de 2017

Desde a sua génese, a Fibrenamics tem desenvolvido e aplicado metodologias inovadoras que potenciam o relacionamento profícuo entre as universidades e as empresas, com especial enfoque no desenvolvimento de tecnologias e produtos que incorporam conhecimento avançado, resultante de atividades de caráter técnico-científico. É, pois, com grande orgulho que recebemos recentemente o reconhecimento por parte da Comissão Europeia, de todo o trabalho que temos levado a cabo ao longo dos últimos anos, com a indicação da Fibrenamics como exemplo a seguir nas relações universidade-empresa no espaço europeu. Trata-se de um reconhecimento importante que muitos nos honra e que demonstra a assertividade da estratégia trilhada até ao momento. No entanto, na mesma medida que nos honra e orgulha, nos responsabiliza, no sentido de fazermos cada vez melhor, com os olhos postos num futuro que nos desafia a cada momento e nos inquieta positivamente de forma constante. Claro que os louros deste reconhecimento são partilhados, de igual forma, por todos os membros da plataforma, quer sejam empresas, universidades e associações ou elementos individuais. Afinal, somos uma plataforma!

Alicerçada nos resultados alcançados no passado, respondendo às exigências do presente e respondendo aos desafios do futuro, a Fibrenamics apresentará brevemente uma nova dinâmica, alicerçada numa presença digital mais forte que propiciará uma maior integração entre todos os membros da plataforma, alargando-a à escala global. Como sempre, contamos com o envolvimento de todos, numa lógica integradora capaz de gerar uma rede cada vez mais dinâmica e propiciadora de resultados mais estruturantes, numa resposta clara aos diversos desafios societais que nos são apresentados.

Nesta edição, o Artigo de Opinião está a cargo de Catarina Roseira, Coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Manager da Porto Business School, que muito nos honra com a partilha do seu conhecimento. O parceiro desta edição é a TecMinho, que é uma entidade sobejamente reconhecida no domínio da transferência de tecnologia e nas relações da Universidade do Minho com as Empresas. Por outro lado, apresenta-se igualmente uma entrevista a Carlos Almeida, coordenador da equipa de Marketing Tecnológico da Fibrenamics que desvenda um pouco do que será a nova dinâmica da Plataforma Fibrenamics. No âmbito da Fibrenamics Azores, Roberto Amaral, do parceiro Marques Britas, aborda o projeto de inovação que decorre em parceria com a Fibrenamics. Na rubrica Fibrenamics Green faz-se uma apresentação dos projetos vencedores do primeiro concurso de criatividade que utilizou resíduos fibrosos e de madeira. Por fim, na vigilância tecnológica, fazemos uma pequena revisão crítica acerca do livro: “Fibrous and Textile Materials for Composite Applications”, editado por Raul Fangueiro e Sohel Rana.

Fibre the Future!
Raul Fangueiro

ARTIGOS
Catarina Roseira
Artigo de Opinião

Colaboração Universidade-empresa: a união faz a força!

TecMinho
Parceiros Fibrenamics

TecMinho

Fibrenamics
Projetos com Fibra

Fibrenamics

Marques Britas

Fibrenamics Azores

Entrevista a Roberto Amaral, Diretor Geral da Marques Britas SA

Fibrenamics Green

Projetos Vencedores – Concurso de Criatividade “Fibre & Wood”

Fibrous and Textile Materials for Composite Applications
Vigilância Tecnológica

Fibrous and Textile Materials for Composite Applications – Revisão Crítica