Plastic
Descrição
Integrados na categoria de REE (Resíduos elétricos e eletrónicos), os resíduos dos cabos elétricos consistem em elementos condutores metálicos à base de cobre ou alumínio, os quais, após separação dos elementos isolantes, dão origem a este tipo de resíduo.
O volume de equipamentos eletrónicos usados tem aumentado significativamente, representando uma parte significativa do fluxo de resíduos na Europa, existindo, por isso, a necessidade de encontrar soluções para este tipo de produtos, no final do seu ciclo de vida.
Origem
Os resíduos de cabos elétricos têm a sua origem no processo de desmantelamento de cabos elétricos, os quais, após separação dos elementos isolantes, originam este tipo de resíduo.
Da parte remanescente, a componente polimérica, esta resulta da combinação de diferentes matrizes poliméricas (termoplástica e termoendurecível), tornando complicada a sua reciclagem de forma sustentável.
Caracterização
O Modelo Demonstrador PLASTIC é obtido pelo processo de Moldação por Compressão, em que o resíduo de cabos elétricos é colocado num molde, sendo aplicadas pressão e ciclos de aquecimento e arrefecimento.
As caraterísticas deste Modelo Demonstrador podem ser variáveis, de acordo com a granulometria de resíduo usada e/ou a espessura definida. Contudo, entre outras propriedades, são possíveis de verificar resistências térmicas superiores entre 37,1 – 87,6 m2 K W-1.
Áreas de aplicação
Calçado, construção, mobiliário e transportes.