As Fibras do futuro

Mensagem Editorial

Raul Fangueiro | Coordenador da Plataforma Fibrenamics –  Junho e julho de 2017

As fibras são, sem dúvida, o material que está na génese da Plataforma Internacional Fibrenamics. O extraordinário mundo das fibras é a base para todas as atividades que a Fibrenamics desenvolve nas suas múltiplas vertentes, sendo, por isso, reconhecida globalmente como “o ponto de encontro para todos aqueles que se interessam por estes fantásticos materiais”.

Ao longo dos últimos anos, a Fibrenamics tem gerado conhecimento técnico e científico significativo neste domínio, que se traduz nas inúmeras publicações realizadas, nas patentes solicitadas, nos produtos e tecnologias desenvolvidos, e nas competências transferidas, quer ao nível da formação individual, quer ao nível do meio empresarial. Regista-se, portanto, um contributo muito importante para o avanço e implementação do conhecimento nesta área, rumo às fibras do futuro.

Atualmente, conjugam-se diversos fatores que influenciam o desenvolvimento das fibras, sendo que alguns deles são mesmo aparentemente contraditórios. A chave de tudo isto está em conseguir conjugar funcionalidade e sustentabilidade ambiental, a custos competitivos. Assim, fibras com desempenho melhorado a partir da redução das suas dimensões (nanofibras), fibras funcionalizadas pela incorporação de agentes com diversos princípios ativos, fibras mecanicamente superresistentes, fibras resistentes a temperaturas extremamente elevadas, fibras que se adaptam mudando a sua geometria, entre muitas outras, são apenas alguns exemplos daquilo que o futuro muito próximo nos reserve, neste mundo das fibras. Neste âmbito, as fibras naturais e as fibras baseadas em biopolímeros serão igulamente o mote para desenvolvimentos muito importantes no futuro, considerando o seu contributo para a sustentabilidade do planeta.

Nesta edição da Newsletter Fibrenamics apresentamos o projeto NIDYARN, desenvolvido em parceria com a Inovafil e o 2C2T, que tem como objetivo a criação de um Núcleo de Investigação em Consórcio. Por outro lado, como parceiro, damos a conhecer o Institute of Natural Fibres and Medicinal Plants, da Polónia, e, neste contexto, entrevistamos o seu diretor, o Prof. Ryszard M. Kozlowski. Para artigo de opinião convidamos o prof. Nuno Belino da Universidade da Beira Interior e para a rubrica relacionada com a Fibrenamics nos Açores temos uma entrevista com Dr. Bruno Pacheco, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, do Governo Regional dos Açores, que aborda as medidas que estão a ser levadas a cabo no arquipélago no âmbito da ciência e tecnologia, e que, de certa forma, estão a ser enquadradas pela Fibrenamics Azores na sua atividade na região. Na rubrica Fibrenamics Green, abordamos o Green Think Tank, como plataforma de criatividade em rede, e os concursos de criatividade por dinamizados. Por fim, a Vigilância Tecnológica faz um balanço da ICNF 2017, dando destaque à criação da World association of Natural Fibers Research.

Fibre the Future!
Raul Fangueiro

ARTIGOS
Nuno Belino
Artigo de Opinião

Nuno Belino, Docente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior (UBI)

Parceiros Fibrenamics

Instituto de Fibras Naturais e Plantas Medicinais

Projetos com Fibra

NIDYARN – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho

Fibrenamics Azores

Entrevista a Bruno Pacheco – Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Green Think Tank
Fibrenamics Green

Green Think Tank, um novo espaço de criatividade em rede

ICNF 2017
Vigilância Tecnológica

3rd International Conference on Natural Fibers – ICNF 2017